segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Allam Khodair em defesa do meio ambiente

Urika Coimbra
Da Redação
31 de outubro 18h44

Nem mesmo os pilotos da Copa Nextel Stock Car sabem que Allam Khodair, da Boettger Competições (Chevrolet), acelera na luta pela preservação do meio ambiente. A novidade invadirá as pistas a partir de 2008. Agora a categoria conta com mais um ponto a favor, pois Allam descobriu que é possível reduzir o impacto ambiental da liberação de gás carbônico pelos carros, caminhões e até aviões. Na próxima temporada, o piloto espera intensificar a conscientização entre todos os participantes e servir de exemplo.

STOCK – Há quanto tempo você se preocupa com o meio ambiente? Como descobriu que poderia agir a respeito?
KHODAIR – Hoje em dia, não só pelo que vem acontecendo, mas pelo volume de informações sobre o que o meio ambiente está sofrendo, é impossível ficar de fora do assunto. Comecei a me interessar em fazer algo para diminuir os danos à atmosfera no ano passado. Li algumas matérias e descobri que um amigo, que corre de moto no Rally dos Sertões, conseguiu transformar o motor para álcool e até ganhou um selo (Carbon Free) da Iniciativa Verde, uma ONG paulista cujo objetivo é contribuir para neutralizar os gases do efeito estufa. Foi assim que eu tive a idéia de tentar usar a experiência dele no meu carro.

STOCK – Mas um carro de competição não pode usar álcool como combustível. Que solução você encontrou?
KHODAIR – Por mais que seja impossível transformar o nosso carro para álcool, percebi que existiam outras formas de minimizar, e até neutralizar, o volume de gás carbônico que emitimos nas etapas da Stock Car. Para isso, entrei em contato com a Iniciativa Verde e começamos a fazer o cálculo do quanto de CO2 precisaríamos neutralizar.

STOCK – Como o cálculo foi realizado?
KHODAIR – Através de muita pesquisa. Passamos um mês fazendo cálculos, preenchemos um questionário, que ia e voltava diversas vezes, para levantar o valor correto. Estudamos tipo e composição dos pneus, volume de combustível gasto por fim de semana, o caminhão que leva os carros para pista, etc. Tudo isso tem que ser levado em consideração. Especialistas da ONG fizeram o cálculo para o meu carro e descobrimos quantas árvores seriam necessárias para neutralizar o prejuízo.

STOCK – Quantas árvores você se comprometeu em plantar?
KHODAIR – Até o fim da temporada 2007 devolverei 56 árvores para a Mata Atlântica. Isso será o suficiente para combater o total de 11 toneladas de gás carbônico emitido neste período. Como mostrou a reportagem da “Rede Globo”, é o mesmo volume de CO2 liberado por um carro de motor 1.0 ao percorrer 78 mil quilômetros, o que corresponderia a dar duas voltas em torno da Terra. Assustador, não?

STOCK – Além do reflorestamento, existe outra forma de contribuir?
KHODAIR – Sim. A idéia não é só neutralizar. Junto com a Iniciativa Verde descobri que poderia trabalhar sobre a conscientização ambiental entre o público que a Stock Car atinge e também dentro das pistas.

STOCK – Como pretende conscientizar este público?
KHODAIR – No próximo ano vamos começar com um trabalho de conscientização junto ao público durante as etapas da Copa Nextel Stock Car. Todos os brindes, sacolas e papéis de autógrafo serão em materiais biodegradáveis. Tentaremos mostrar como é possível ajudar o meio ambiente dentro de casa com tarefas simples, como reciclar o lixo, diminuir os consumos de energia e água, e trocar o carro por uma bicicleta, por exemplo, sempre que der.

STOCK – Acha possível envolver outros pilotos na ação?
KHODAIR – Os pilotos vão ter que fazer a parte deles, pois o efeito estufa é muito assustador. Acredito que esta preocupação vai atingir toda a categoria. É uma tendência que não dá para ignorar em nenhum lugar do mundo. Temos que cuidar da Terra para os nossos filhos e netos. Se cada um fizer a sua parte, teremos um planeta muito melhor.

STOCK – Investiu recursos próprios para começar o projeto?
KHODAIR – Primeiro investimos para depois colher. Nestas três últimas etapas, quem está financiando sou eu mesmo com a verba de patrocínio que eu já tinha em 2007. Mas como é algo que beneficia também os meus parceiros, e todos eles acharam muito interessante, no ano que vem este gasto estará previsto no nosso orçamento. Falando em verba, as pessoas pensam que o custo é muito grande, mas pelo bem que estamos fazendo e com o valor agregado que gera para as marcas envolvidas, é uma quantia muito pequena.

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