quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Cafezinho passado na hora

Que cheirinho bom! Há dias me entusiasmei com a idéia de tomar um café com um amigo desaparecido. Não recordo quando foi a última vez que nos vimos. Casos assim não são raros, eu diria que são até corriqueiros. Combinamos um café-encontro naquela semana que trocamos e-mails. Para compensar o que de ruim existe numa vida de adiamentos e desencontros, recorro ao saboroso cafezinho, com cheirinho, quentura e pretidão. O gosto da vida adulta adocicado por um bom papo, consciente, sóbrio e próspero.

Quem mistura o conceito de café com cafeína resume grosseiramente um composto muito mais complexo. O grão do café verde, antes de passar pela torrefação, carrega em si uma variedade imensa de minerais, aminoácidos, lipídios, vitaminas, açúcares e ácidos clorogênicos. Interessante saber que esses últimos, após se torrefazerem, geram substâncias capazes de bloquear o impulso à depressão. E que, combinadas com os estímulos de atenção e vigília da cafeína, fazem do café uma bebida de poder.

Há quem sinta mais esse efeito estimulante. Confesso que o café extrapola a importância de me manter acordada ou distante de pensamentos moribundos. Posso tomá-lo minutos antes de dormir sem que me cause insônia ou perturbações durante o sono. Ao contrário, um cafezinho após o jantar, por exemplo, é a maneira perfeita de encerrar a noite e, quem sabe, um incentivador de bons sonhos.

Obviamente, os dias passaram, escaparam-me os planos de rever o amigo com a desculpa de dividir um café. Teria ele desistido? Não. Para a minha alegria, fui invitada, em boa hora, a retomar a proposta do cafezinho entre dois saudosos amigos. Propus esboçar concretamente um dia, uma hora e um lugar, caso contrário, o café ficará passado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Uri! Muito bom ler seus textos novamente, estava com muitas saudades do Bola de Cristal! Quanto ao "poder" do café, a bebida foi até alvo de discussão alguns dias atrás na faculdade, sobre como ela exerce um papel de ferramenta de integração social. Mais do que um simples estimulante, acho que o cafezinho também representa aquela pausa na correria do dia-a-dia em que você tira um tempinho para relaxar, esteja sozinho ou com amigos. Será que estou viajando demais? Hehehehe!

Beijos!