quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Volvo XC60

(trecho-degustação matéria da Autostar, próxima edição)

Previsões confirmadas. Expectativas superadas
Completando um ano no Brasil, o XC60 sopra as velinhas como recordista de vendas da Volvo e “Melhor Compra 2009” pela revista Quatro Rodas

Por URIKA COIMBRA

Apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2008, o Volvo XC60 superou a marca de mil unidades comercializadas no Brasil em apenas nove meses. O montante lhe rende o título de recordista de vendas da Volvo em um único ano desde que a fabricante sueca iniciou as suas operações no Brasil, em 1991.

De janeiro a outubro de 2009, a venda de 1.262 unidades do crossover impactou fortemente no crescimento da marca representado por um volume 83% superior ao mesmo período do ano passado, com a média de 182 unidades vendidas por mês na soma de todos os modelos.

Outro indicador coroa o sucesso do XC60 no País: a eleição como a “Melhor Compra 2009” pela revista Quatro Rodas na categoria Utilitários Esportivos de Luxo. Ao todo, 650 veículos foram avaliados pela equipe de jornalistas da publicação, que escolheu os três primeiros em cada uma das 17 categorias, divididas por segmento e faixa de preço.

Quem comenta o bom desempenho no Brasil é Anders Norinder, presidente da Volvo Cars para América Latina e Caribe: “O Volvo XC60 definitivamente caiu no gosto dos brasileiros, pois alia o charme de um cupê à força de um utilitário esportivo. Os números refletem essa realidade. Com o sucesso acima das expectativas alcançado pelo XC60, já podemos prever que o nosso resultado em 2009 será ainda melhor do que esperávamos. O crescimento da Volvo no Brasil é o segundo maior em todos os mercados em que a Volvo atua, ficando atrás apenas da China”.

Conjunto da obra
“Bonito, forte e inteligente.” Assim foi apresentado o carrão na Autostar magazine (edição 6), título à altura das diversas razões que prometiam transformá-lo em destaque frente aos concorrentes. E as promessas se realizaram!

Carregando a missão de sinalizar a direção do futuro da Volvo Cars, o sucesso do XC60 é a comprovação de todas as previsões com as quais foi concebido. “Elevar o visual tem sido um dos meus maiores objetivos desde que cheguei à Volvo e o XC60 é a prova de que conseguimos dar um passo importante neste sentido”, afirma Steve Mattin, diretor de Design da Volvo Cars.

O modelo significa um importante marco na evolução da montadora e sua entrada definitiva no promissor segmento de crossover. Além disso, o XC60 nasceu em meio à substituição do conceito “Do Not Abandon” (Não abandone), passando a carregar no DNA de seu design uma nova aproximação passional – “Dramatic New Approach” – com linhas ricas em expressão.

A melhor compra
O preço atraente do XC60 figura como uma boa explicação para o ótimo desempenho comercial obtido até o momento, e que, associado à força de seus trunfos, garante a melhor opção custo/benefício disponível.

Combinando modernidade com elegância e conforto, características marcantes no utilitário que ganhou as ruas do Brasil, as três versões do XC60 – Comfort, Dynamic e Top – contam com tração integral e são equipadas com motor turbo de seis cilindros à gasolina, que gera 285 cv de potência.

A força do motor, no entanto, não impede um comportamento dócil e silencioso, além de ser extremamente obediente aos comandos do motorista. “É sedutor e equipado com contrastes impressionantes. Refinado e robusto. Potente e ágil. Espaçoso e, ao mesmo tempo, compacto”, entrega Steve Mattin.

Além de tudo, o mais seguro
Considerado o carro mais seguro já fabricado pela Volvo, o XC60 apresenta itens de segurança avançados e que engrossam a lista de inovações que a fabricante tradicionalmente vem introduzindo no mercado automotivo ao longo dos anos, com destaque para o cinto de segurança de três pontos, que, em 2009, completou 50 anos da sua invenção.

No XC60, a maior novidade ficou por conta do City Safety, dispositivo sem precedentes no mercado brasileiro. Disponibilizado como item de série, a sua inteligência consiste em frear o carro sozinho na iminência de uma colisão até 30 km/h, situação que, segundo pesquisas da montadora, é responsável por 75% dos acidentes no trânsito urbano. Destaque no Salão Internacional de Nova York de 2008, o City Safety recebeu o prêmio “Traffic Safety Achievement Award”, promovido no Simpósio Mundial de Segurança no Trânsito.

O crossover também traz outro destaque em segurança nas versões Dynamic e Top: os sensores “BLIS” nos retrovisores externos detectam a presença de objetos no “ponto cego” e acendem uma luz de advertência.

“O carro se comporta exatamente da forma que você espera, independentemente da situação, proporcionando sensação de segurança e controle, assim como de conforto relaxante”, conclui Lars Blenwall, diretor de Projeto do Volvo XC60.

Nenhum comentário: