quinta-feira, 22 de outubro de 2009

BMW X1 2010

(matéria de Capa da Autostar, próxima edição)

O caçula da vez
Jovem e versátil, o novo utilitário esportivo BMW X1 marca a estreia da família X no segmento de compactos premium

Por URIKA COIMBRA


Irmão menor do X3, o BMW X1 promete atrair um público mais jovem e ser o utilitário esportivo de entrada da marca bávara que, pela primeira vez, transfere as características e os recursos típicos dos modelos X para um carro no segmento de compactos premium, em um estilo único, moderno e dinâmico.

O novo modelo de cinco portas é fabricado na mesma linha das versões sedã de três portas, coupé e conversível do BMW Série 1, na fábrica da BMW em Leipzig (Alemanha), reconhecida por sua flexibilidade superior às demais e por priorizar métodos inovadores de garantia de qualidade e tecnologias que não agridem o meio ambiente.

Janeiro de 2010 foi a data marcada para o início das vendas no Brasil, no entanto, essa máquina esteve nos visitando “em sigilo” antes de se exibir para o mundo. São Paulo foi palco de uma pré-estreia extra-oficial do X1, em agosto de 2009, um mês antes do seu lançamento oficial no Salão de Frankfurt. O motivo: enquanto as economias dos EUA, da Europa e do Japão entraram em recessão por causa da crise, o Brasil continuou crescendo assim como as vendas da marca no País, que em julho de 2009 aumentou 114% em relação ao mesmo mês no ano anterior.

Formas típicas, porém renovadas
O BMW X1 desembarca em solo nacional na versão xDrive28i, equipado com motor de seis cilindros em linha 2.8 a gasolina, 258 cv de potência, transmissão automática de seis velocidades, sistemas de estabilização da condução e tração integral.

Com dimensões menores do que os “irmãos” mais velhos – 4,45 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,54 m de altura e distância entre-eixos de 2,76 m –, o X1 chega assumindo um lugar próprio, destacando-se dos compactos tradicionais, e disposto a agradar um público diferenciado que, certamente, aprovará o seu desempenho versátil e esportivo, com uma excelente agilidade em ambientes urbanos.

A parte dianteira, a lateral e a traseira interagem suavemente entre si por meio de linhas poderosas e impactantes, que conectam os vários elementos da carroceria de forma elegante e suave. A pincelada robusta fica por conta do para-choque resistente e musculoso, criando um belo contraste com o restante. A grade em forma de rim, característica da marca, vem um pouco maior e, em conjunto com os arcos das rodas salientes e com as linhas de contorno acentuadas do capô, confere um visual poderoso ao compacto “apimentado”.

Arrojados faróis duplos redondos, típicos da BMW, e vincos por todos os lados dão mais volume e agressividade ao visual. O formato L dos conjuntos de luzes traseiras ganha uma reinterpretação inédita com linhas abruptas, quase irregulares, compondo um design mais esportivo e limpo.

Por dentro, o caçula da família nem parece ser o menor dos “irmãos” e não perde em luxuosidade. O habitáculo preserva o padrão de estilo da marca bávara, entre linhas sóbrias e elegantes, mas modernas ao mesmo tempo. O interior do BMW X1 evidencia autoconfiança e versatilidade com materiais sofisticados e contornos impactantes que acentuam o caráter dinâmico e premium do veículo.

Os assentos elevados na frente transmitem uma sensação generosa de espaço e os três assentos completos na parte de trás garantem liberdade de movimento. A capacidade do porta-malas pode ser aumentada de 420 para até 1.350 litros, de acordo com a configuração dos assentos. Uma ampla variedade de opções de armazenamento completam a versatilidade do BMW X1.

“Puro Prazer de Dirigir”
Graças ao BMW EfficientDynamics – que se tornou padrão em todos os novos BMW –, o X1 ostenta a melhor combinação de desempenho de condução e consumo de combustível dos modelos X, possível por recursos como a Regeneração da Energia de Frenagem e a função Auto-Start-Stop, que desliga e liga automaticamente o carro com o objetivo de poupar combustível e evitar emissões de CO2.

A tração nas quatro rodas é conectada ao Controle Dinâmico de Estabilidade DSC e ao gerenciamento do motor do BMW X1, sendo que os sensores nas rodas detectam imediatamente tendências para girar em falso. O mecanismo Servotronic relacionado à velocidade, disponível nos modelos com tração integral, por sua vez, proporciona um padrão ainda maior de manuseio suave e sem esforço.

O X1 foi premiado também com a última geração do BMW iDrive, sistema que permite o controle de funções e ajustes do veículo, como temperatura (ar-condicionado e aquecedor), navegação e comunicação. Uma tela de LCD posicionada acima das saídas de ar-condicionado exibe informações do sistema de navegação por satélite (GPS) e do iDrive.

Além de contar com CD player e seis alto-falantes, o sistema de áudio de fábrica vem com uma porta AUX-In para conectar fontes externas de música, com a opção de integrar um MP3 player e outras mídias ao sistema de entretenimento do carro pela interface USB. Apenas por falta de espaço, não é possível listar outros dos diversos atrativos do novo BMW X1. A sugestão é que você confira de perto esta novidade e complete com as suas próprias impressões. Preparado para babar?

Ficha técnica
BMW X1 (xDrive28i)
Motor: gasolina, 6 cilindros em linha
Cilindrada: 2.996 cm³
Potência: 258 cv a 6.600 rpm
Torque: 31,6 m.kgf (310 Nm) de 2.600 a 3.000 rpm
Aceleração: 0 a 100 km/h em 6,8 segundos
Velocidade máxima: 205 km/h (230 km/h com a configuração opcional de alta velocidade)
Consumo médio: 9,4 l/100 km
Câmbio: Automático, seis velocidades, tração permanente nas quatro rodas
Direção: Elétrica do tipo "pinhão e cremalheira"
Rodas: 17 polegadas
Carroceria: 4,45 m (comprimento); 1,54 m (altura); 2,76 m (entre-eixos)
Peso: 1.685 kg

Nenhum comentário: